Com a Reforma Trabalhista, muitas empresas tem buscado informações e orientação de como será este novo cenário daqui pra frente. Formas de cálculo, adaptação de rotinas, adequação dos sistemas, e principalmente, qual será o impacto financeiro nas empresas.
É nesse momento de mudança que vemos a importância do profissional responsável pela folha de pagamento. A área de Departamento Pessoal é tão complexa e cheia de nuances que as empresas tem percebido cada vez mais que a valorização desse profissional é fundamental para o crescimento de uma organização, uma vez que o erro nessa área traz impactos diretos aos colaboradores, e nada pior do que colaboradores insatisfeitos, não é mesmo?
Outro fator a se levar em consideração é o investimento tecnológico que deve ser feito na área. Devido a alta complexidade do setor, diversidade de obrigações acessórias, altas multas envolvidas no processo e constantes mudanças de layouts por parte do governo, as empresas precisam investir constantemente em sistemas confiáveis como também em backup’s de sua equipe e em constante atualização desta.
Em virtude de tudo isso as empresas tem optado pela terceirização da área de Departamento Pessoal, pois os prestadores de serviço de Gestão de Folha de Pagamento realizam constantes investimentos em tecnologias e profissionais especializados, tendo seus custos rateados entre seus clientes. Outro fator é o Know How adquirido por essas empresas através dos diferentes ramos de atividades de seus clientes, adaptando-se facilmente às novas situações e circunstâncias, provendo sobretudo a seus clientes, uma consultoria preventiva.
O e-Social trouxe uma mudança significativa para as empresas uma vez que todo o processo de elaboração da folha de pagamento desde a admissão do colaborador até a rescisão deverá ser transmitido ao fisco evento a evento, não mais em bloco como feito até então.
Os colaboradores não mais poderão ser contratados com seus registros realizados até o fechamento da folha de pagamento. No e-Social a admissão do empregado deverá ser feita antecipadamente, só assim o sistema irá gerar o cálculo salarial computado desde o dia da sua admissão. Hoje as empresas somente tem essa obrigatoriedade para empregados que estejam recebendo o seguro desemprego, pois tem que comunicar o registro do empregado ao Ministério do Trabalho no dia de sua admissão através do CAGED, para os demais empregados a comunicação podia então ser feita em bloco até o dia 07 do mês seguinte.
Lançamentos de eventos como horas extras, adicionais, atestados, faltas, avisos de férias, aviso prévio, dentre outros, deverão ser feitos de forma individual no sistema, de acordo com suas respectivas datas.
Ao optar pela terceirização da folha de pagamento, a empresa tem a tranquilidade de deixar nas mãos de profissionais com expertise na área, todas estas questões que trazem grande preocupação e riscos aos empresários.
SevenProcess Gestão de Folha de Pagamento e BPO - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Site SA